Como funciona uma agência de publicidade.

Merece Meu Respeito

O cliente quando nos procura, ele quer geralmente pelo menos uma destas coisas abaixo:

  • Criar a identidade da empresa pertencente à ele ou para a qual ele trabalha.
  • Remodelar a identidade visual pré-existente.
  • Colocar um produto no mercado (criação da identidade visual do produto, além de promover a divulgação do mesmo).
  • Reposicionar a marca e ou produto no mercado.
  • Decretar a “morte” do próprio produto (afim de colocar outro em seu lugar) ou atacar produto da concorrência (geralmente feito de maneira indireta).
  • Fazer o planejamento da estratégia de marketing das peças criadas.

1. Atendimento: Os profissionais do atendimento são o elo de comunicação entre o CLIENTE e a AGÊNCIA, ou seja, é dever do atendimento desde “vender o peixe” da agência, além de traduzir tudo o que a criação quer transmitir ao cliente, interpretar o briefing, o briefing nada mais é do que tudo o que o cliente quer, colocado em um documento escrito pelo executivo de contas*(esse é o termo mais apropriado para o profissional do atendimento) na linguagem da agência. Também é dever do mesmo participar do Brainstorm (reunião sobre com o objetivo de se obter idéias para resolver o “problema” do nosso cliente exposto no briefing).

2. Criação: Isso mesmo, é onde a “mágica acontece”, aqui nós temos por ordem hierárquica (isso tecnicamente não existe).

Diretor de criação:
Ele é o responsável pelo setor de criação, a responsabilidade do mesmo é supervisionar o trabalho feito pelos demais profissionais, a palavra final sobre cada peça (aprovação ou reprovação) também é dele, caso algo não saia como planejado com relação a uma peça, a responsabilidade é dele.

Diretor de arte:
Esse é parte de uma dupla (raramente trabalha sozinho). O trabalho dele é com as imagens e é subordinado direto ao diretor de criação, sendo livre parar criar, porém o trabalho final tem que passar pelo crivo do superior antes de ir para a rua.

Redator:
Completa a dupla com o profissional citado acima, é ele quem cuida dos textos da peça, porém não existe um “padrão”, já que os mesmos podem opinar na área que compete ao outro e etc. Este também é subordinado ao diretor de criação, porém geralmente o diretor de arte e este chegam a um denominador comum, sendo que apenas quando isso acontece é que o diretor de criação avalia o conceito.

Assistente de criação:
Este é o “faz tudo”, ele está subordinado ao redator e ao diretor de arte, além de cumprir as tarefas delegadas pelo diretor de arte e ou redator, também prepara os arquivos para gráficas, além de outras funções que podem ser relevantes ou não.

3. Pesquisa e planejamento: São as pessoas “menos loucas” da casa, elas são as responsáveis por planejar a estratégia de marketing do cliente, bem como contratar serviços de pesquisas diversos a fim de coletar dados sobre a vida de mercado do cliente quando necessário (note que clientes grandes possuem seu próprio dpto de marketing, o qual é responsável por isso e pelo gerenciamento da campanha do mesmo).

4. Produção: Sua função é basicamente cotar preços entre gráficas e demais suprimentos necessários. Obviamente que procura o preço para cada coisa o mais barato possível.

5. Dpto de Mídia: Basicamente é ele quem decide em que emissoras de TV o comercial do cliente X irá aparecer e quantas vezes, dependendo da verba. Ele é quem controla o uso da verba em si também no quesito impressos (em alguns casos apenas). É também responsabilidade DELE fazer com que a fita chegue a emissora e que o comercial e/ou spot de rádio seja exibido no horário e dia determinados. Ele também é responsável por escolher quando e onde no quesito internet.

6. Trafego: Sabe tudo o que acontece na agência, é ele quem controla os prazos e mantém o atendimento informado à respeito do andamento de determinado trabalho para cliente x ou y.

30 Respostas para “Como funciona uma agência de publicidade.”

  1. Gustavo Viana diz :

    Excelente blog! Parabéns!

  2. anyele diz :

    oi!!! adorei o blog..
    sou aluna de publicidade, ainda estou no 1ª semestre e nunca tive um motivo certo para escolher esse curso, por esse motivo ainda estou um pouco perdida quanto ao funcionamento de uma agência e o que vou fazer, assim, essa página me ajudou bastante…
    se tiver como passar algumas informações para que eu fique mais situada, eu agradeço…

  3. Lívia diz :

    Olá,

    Parabéns pelo blog!!!

    Te mandei um e-mail agora mesmo, para tirar algumas dúvidas referentes ao meu projeto de monografia que estou terminando hoje.

    Consegues me responder ainda hoje?

    Aguardo seu e-mail!

    Abraços!!

  4. Márcio Santos diz :

    Olá Pedro gostaria de saber como funciona o quisito pagamento de uma agência de publicidade, se é mensal ou é por serviço prestado?

  5. Pedro Brasil diz :

    Olá Márcio, geralmenmte o pagamento em agência é mensal, mas vai depender muito da forma que o profissonal é contratado. Existem agências tambem contratam profissionais como freelacers, sendo assim pagos apenas pelos serviços prestados.

    Espero ter solucionado sua dúvida.
    Abraços

  6. Andréa diz :

    como é que funciona a conta de um cliente com a agência??…verba anual?..como se chega nesse valor?

  7. J. Jacob diz :

    Parabéns pelo blog, acredito que estas informações que você esta passando sobre o funcionamento em uma agência de públicidade são fundamentais para quem esta começando agora, mas vale lembrar que na publicidade nem tudo é tão perfeito quanto pensamos. Existem muitas agências que funcionam sem ter todos estes profissionais, o que é uma pena, mas é a realidade. Vai um toque para a galera que esta começando agora: não importa o que você vai querer fazer em uma agência, é fundamental saber tudo, tudo mesmo, desde atendimento e criação até mídia e produção, isso irá garantir que você não seja escurraçado do seu primeiro estágio. Por falar em estágio, existem algumas regrinhas que vale lembrar:
    – Por mais que você tenha talento, não fique se gabando disso, mostre na prática o que sabe;
    – Não seja mala;
    – Cagadas acontecem, o melhor e avisar logo de cara para o problema não virar num terremoto (geralmente nesses momentos algumas cabeças rolam);
    – Escute tudo com atenção para entender de primeira, porque se precisarem te explicar muitas vezes a mesma coisa, geralmente irão colocar outra pessoa no seu lugar;
    E por último:
    – Seja foda, quem não estuda e não pesquisa acaba ficando sem espaço.

    Abraço

  8. Barbosa diz :

    foram muito uteis porque eu sabia pouco de publicidade mas deois desse esclarecimento estou mai consciente sobre o assunto brigado eu sou o Jeffrey Barbosa

  9. MARCOS OLIVEIRA diz :

    meus parabéns pedro estas informações me deram esclarecimento o bastante para prosseguir com a idéia de montar uma agência de publicidade , onde o meu objetivo é alimentar setores carentes de uma empresa através da publicidade,propaganda,assessoria em marcketing desenvolvidos é claro por profissionais dedicados e capacitados , se possível queria contar com você para nos indicar cursos e feiras que irão esclarecer ainda mais a área que almejamos , o meu muito obrigado e que Deus o abênçoe. promoter marcos oliveira fone: 031- 8864-3321 ipatinga MG

  10. Nádya diz :

    Olá!
    Gostaria de mais informações sobre o setor de mídia nas agências de publicidade e propaganda.
    Grata!!!

  11. Gilcimar diz :

    Olá gostaria de saber se pode nos passar um banco de imagens que tenha imagens boas num preço mais em conta? Ainda não sou publicitário mas faço algumas artes.

  12. Pedro Brasil diz :

    Gilcimar, você pode dar uma olhada no SXC http://www.sxc.hu, é um website de fotos free onde você se cadastra e tem acesso a fotos de alta resolução, é sem erro.

    espero ter ajudado.

  13. Dayene Carneiro diz :

    Boa Tarde Pedro, sou estudante de Publicidade e Propaganda, gostei bastante de seu site, parabéns! Você poderia me mandar algo a mais sobre o setor de planejamento, tenho que realizar uma pesquisa sobre tal assunto, mas nenhuma agência daqui de BH abriu as portas para meu grupo de trabalho, então tivemos que pesquisar na internet, mas não tivemos argumentos suficientes sobre o assunto. Obrigada e parabéns novamente…

  14. grazy diz :

    paabéns pelo blog muito interesante só queia tirar um duvida com voce,estou desenvovendo um trabalho para faculdade…e nele temos que fazer uma analise…sobre a “empresa”, e eu fiquei com a parte de planejamento e criação.Gostaria de sabe, se seria possivel complementar estas partes.
    anteciosamente

  15. Caio diz :

    Boa tarde, gostaria de saber mais sobre pedidos de inserção e cobranças. Se puder, me manda algo por e-mail
    Obrigado

  16. Pedro Brasil diz :

    Olá Caio, vou dar uma pesquisada sobre o assunto. Logo te mandarei alguma coisa.
    Abraços

  17. Livia Dantas diz :

    Olá, gostei bastante de seu site, parabéns!Adorei as dicas de vcs, os esclarecimentos me ajudaram bastante para prosseguir com a idéia de montar uma agência de publicidade. Tenho interesse em trabalhar nessa área, e como não tenho experiência, estou com muitas dúvidas.Gostaria de saber como podemos chegar aos clientes, Como seria feito o cobrança pelos serviços. Assim, presto serviços a uma agência afim de adquirir experiência no trabalho, pórém, n tenho tido oportunidade de descobrir como realmente funciona nesses aspéctos. Poderia me ajudar???Teria um e-mail para contato???
    Gostaria de receber por e-mail, se n for pedir muito, rs.
    Um Abraço.

  18. Marcos diz :

    Parabèns pelo blog

    Gostaria de saber mais coisas

    Estou pensando em fazer Publicidade

  19. Ricardo diz :

    Olá essa é a minha primeira visita no blog que encontrei através do google, achei muito bacana a iniciativa e o assunto, porém, na texto que você descreve os departamentos de uma agência discordo profundamente da descrição que você montou.
    Sinto que é uma descrição de uma modelo de agência dos anos 90, onde planejamento era considerado pesquisa… Hoje esse departamento é completamente do descrito, o posicionamento da marca a forma e em que pontos uma campanha vai atacar é definido pelo planejamento e a criação em conjunto, além de todas áreas envolvidas… Hoje os departamentos em grandes campanhas trabalham integrados. O brainstorm não é mais feito apenas por criadores e sim pelos diversos departmanetos envolvidos. Com estratégias de comunicação tão inovadoras como: guerrilha, buzz, stunts entre as inúmeras possibilidades de mídias os departamentos estão criando juntos. Integrando ações e amarrando campanhas com começo meio e fim, até para ser um pouco romantico vejo hoje uma campanha como uma grande narrativa com ações que são o preludio, mídias que estouram e tornam-se o climax da campanha e projetos que finalizam a historia com finais surpreendentes…

    Acredito e vejo na prática esse modelo apresentado muito ultrapassado onde cada área corria por si só criação dava a vida e planejamento acessorava marketing… Hoje já está claro para o mercado o que um diretor de marketing de uma empresa faz e o planejamento estratégico em comunicação que o depto de planejamento + criação + mídia fazem…
    Esses deptos de mídias e produção são de extremamente simplórios… “cota preços ou compra espaço de mídia” … definitivamente não são um depto de compra… Eles devem ser estrategistas em prazos e possibilidades. Tem que ter expertise, uma ação promocional ou até uma simples panfletagem, você sabe em quais ruas o público A só anda com vidros fechados impossibilitando o sucesso da ação???

    Existe o cargo que planeja mídia e o comprador de midia esse sim a amioria das pessoas ou depto de compras das empresas podem fazer… Negociar volumes e descontos poxa não precisa ser publicitário para isso, mas para planejaar mídia, meu amigo você tem que saber de tudo que funciona ou não funciona nesse tal mercado de comunicação.

    A idéia não é contestar e sim confrontar opiniões e vivências.

  20. Garcia Jr. diz :

    Parabéns pelo blog. É impressionante como tem tanta coisa boa na net e não conseguimos conhecer tudo… acho que vou colocar seu texto no meu blog citando a fonte e te linkando, pode ser?

  21. carol diz :

    alguem me ajuda eu tenho um tabalho pra entrega as 16:00
    presizo saber sobre o funcionamentoo de uma agencia

  22. 2222 diz :

    AMEI SOU BLOG consegui faze meu trabalhooooo

    bjxxx
    msn carol_maros@hotmail.com

  23. Danielle diz :

    Parabéns pelo blog…
    Gostaria de saber mais sobre o q a produção faz em uma agencia de publicidade.

    Danielle =]

  24. Danielle diz :

    Amei esse blog…
    O que mais o departamento de produção faz em uma agencia?

  25. alph motta diz :

    Parabens pelo site, gostaria de falar que entrei no curso de publicidade neste inicio de ano, e gostaria de saber se nao tem como vocé me dar uns toques para min aplicar neste ensino publicitario. obrido aguardo resposta.

  26. DAVID FRANÇA diz :

    Quero parabenizar o blog …pela sua eficiência em nos dar a possibilidade do conhecimento das atividades do profissional de publicidade , com clareza e eficácia . DAVID FRANÇA

  27. guilherme diz :

    Mto legal as informacoes aki contidas..
    obrigado

  28. carol marroquim diz :

    adorei o blog,sou aluna de publicidade e encontrei muitas respostas q ainda não sabia sobre o curso!
    parabéns pedro!
    carol marroquim

  29. Gislaine diz :

    Olá, nunca cursei faculdade de Publicidade, porém sou sócia de uma agencia também, focamos em produções de comerciais, embalagens e internet.
    Para os estudantes, um toque, não se prendam, tenham a mente aberta e uma grande bagagem cultural, pois contratamos baseados nisso, e não por se formar em universidade x ou y.

  30. Tony diz :

    Muito bom parabens .

Deixar mensagem para Dayene Carneiro Cancelar resposta