Está havendo crise nos Web Standards?

Há uma movimentação na “comunidade” dos Web Standards sobre uma possível crise na qual poderíamos estar passando. Verdadeiros ícones do movimento como Molly E. Holzschlag vem falando sobre falhas que estão acontecendo na W3C, por exemplo, devido a sua “paralização” durante um tempo, sem apresentar muitas novidades e definições acerca do HTML 5, XHTML 2, etc. Claro, podemos reparar que há divergências dentro da própria W3C, mas não podemos nos esquecer que há muita política envolvida na organização.

Ao meu ver, não estamos passando por uma crise. Concordo com Zeldman no ponto em que este tempo sem maiores novidades está sendo benéfico; se analisarmos o lado de que os responsáveis pelos browsers estão tendo mais tempo para se adequar aos Padrões e os próprios desenvolvedores em conhecer, aprender a gostar e aprimorar suas técnicas, isso pode ser bastante positivo.

Muito ainda pode ser feito, seja na utilização de novas tags no código que se adeqüem a nova realidade da internet, às novas necessidades que surgiram com o tempo, além de implementações no próprio CSS 3 que ainda vem engatinhando e, com certeza, ainda vai demorar muito para poder ser utilizado sem maiores preocupações e cautela.

Mas a comunidade vem fazendo a sua parte. É só darmos uma olhada nos Microformats, uma forma de padronizar classes em elementos, a fim de adicionar significado ao código, contribuindo para a semântica e abrindo um leque de possibilidades para a Internet como um todo, facilitando a organização do conteúdo e, conseqüentemente, a forma de encontrá-lo.

Estou curioso para ver no que esta discussão toda vai dar, mas acho isso muito positivo, pois mostra que estamos amadurecendo e sempre precisamos estar atentos às novidades e, certamente, às falhas que necessitam ser corrigidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: