Cores, seu significado…

Merece Meu Respeito

Quando falamos de cor, imediatamente, a nossa mente associa a palavra às milhares existentes, isto porque a cor para além de ser um instrumento de comunicação, é também um de identificação e visualização, permitindo desta forma dar um significado e um sentido aos Objectos que sem ela não passariam de Coisas.

A cor não é mais do que a luz com uma certa frequência. Quanto maior a frequência, maior a intensidade, ou seja, a luz transporta uma mensagem, que é a cor.

Embora só existam quatro cores primárias, a sua conjugação deu origem a milhares de tons que apenas variam de luminosidade, iludindo a nossa percepção. Assim, cada cor transmite emoções e valores, permitindo uma panóplia de significados que se adaptam às mensagens por nós transmitidas.

Significado de cada cor:

  • Vermelho – Cor quente, dinâmica, actua com vivacidade. Por lembrar o tom do fogo abrasador, ou do sangue que vivifica, atribui-se-lhe um significado de amor (vermelho rosado), e, mais geralmente, agressividade, violência, poder.
  • Laranja – Tem um poder hipnótico. Representa glória, esplendor, vaidade, progresso.
  • Amarelo – Dá uma impressão de calor, luz, plenitude, calma e repouso. Representa riqueza, prosperidade, alegria e pureza (amarelo dourado); prudência e engano (amarelo carregado); perfídia (amarelo limão).
  • Verde – Convida à calma e ao repouso convidando à plenitude e euforia quando carregado. É a cor da esperança, do futuro.
  • Azul – Dá a impressão de suavidade, maravilhoso, inacessível, simboliza a segurança, lealdade, probidade, fidelidade, sonho. Simboliza a fé (azul claro) e a virtude (azul vivo).
  • Violeta – Dá a ideia de movimento para um ponto de repouso. Provoca um sentimento de insatisfação e oscilação. Cor séria, melancólica, rica (simboliza a pompa, a majestade e o aparato) mas também inspira receio.
  • Castanho – Associa um sentimento de materialidade, severidade, constrangimento, gravidade.
  • Preto – Ausência de cor traz rigidez e solenidade estando associado às ideias de morte, luto, terror, ignorância e solidão.
  • Branco – Alia as ideias de pureza, perfeição, frio, inocência, castidade, modéstia, timidez, calma e paz.
  • Cinzento – Significa tristeza, gravidade, austeridade, indigência (cinzento claro), desespero (cinzento escuro).
Anúncios

10 responses to “Cores, seu significado…”

  1. shenrique says :

    poxa… muito bom encontrar blog com assuntos sosbre design… parabéns pelo blog…

  2. Carlinha says :

    Oi Pedro,
    qual fonte vc utilizou para achar essas informações? obrigada, bj

  3. lais cristina says :

    ola e dificiel falar de cores porque cada um é cada um né
    mais bjusssssssssss

  4. Ana Rique -Consultora e Professora says :

    As cores tem muito a ver com nossos estados de humor, pois como possuem uma frequência própria, estas sintonizam com nossa energia vital, de acordo com nosso estado de humor/espírito.
    No dia-a-dia deve-se utilizar cores leves e claras facilitam o processo de comunicação com o meio, ao contrário das cores escuras, que passam certa formalidade e fechamento, gerando o contrário nos processos de interação global.
    O violeta, cor da transmutação, transformação, para quem acredita, claro, pode ser utilizado para visualizar situações onde se desejar mudanças para melhor.
    Todos sabemos o poder que tem a nossa mente de concretizar tudo que pensamos, dependendo do grau de energia que foquemos em direção ao pensamento. Como todo pensamento é energia, este possui uma vibração específica, de acordo com o seu grau de positividade ou negatividade, o que muitas vezes vai refletir em nosso estado de espírito na convivência com as pessoas e com o mundo, bem como em como escolhemos nos vestir, a cor, acessórios e também o quanto estaremos abertos a interações ou não.
    Já que possuímos este poder, que tenhamos a habilidade de pensar o melhor, se conectar com as energias mais puras e leves e que a nossa vida possa ser continuamente um arco-íris, onde a possibilidade de refletir um conjunto de cores sadias, nos dará a possibilidade de ter uma vida plena em sua totalidade.
    Parabéns pelo Blog Pedro.

  5. alexsandra says :

    adorei o site que rabrange as cores e seus significados,tenho uma duvidaestou abrindo uma empresa de eventos na qual o simbolo e um triangulo com a ponta para cima e as cores utilizadas sao:vermelho naparte inferio,azul na parte esquerda e laranja ou amarelo na parte direita,gostaria de aber s obtrei sucesso com este simbolo e as cores predominantes,agradeço Alexandra

  6. drielli says :

    obrigado pela pagina neste site falando sobre as cores e o que elas significam.
    me ajudou muito no trabalho de escola de expressão das cores
    obrigado
    drielli

  7. luana says :

    foi muito bom
    xauxau…………………………….

  8. Jenifer Fernandes says :

    Heloo brigadão vai me ajudar em um trabalho sobre cores..
    site de design bom tá em falta!
    vlw
    bj

  9. manuela says :

    Adorei ler…

  10. hudson says :

    poxa isso é muito bom,além de despertar a curiosidade do significado das cores,me ajudou tmbm a fazer meu trabalho de escola
    gostei muito, vleu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: