Tipos de papel para impressão

Merece Meu Respeito

O impacto visual causado por um impresso está diretamente relacionado ao papel utilizado em sua produção. A indústria papeleira fornece ao mercado inúmeros tipos e qualidades de papéis em formatos diversos. Conheça abaixo um pouco das variedades de papéis mais comuns no mercado.

PAPEL CARTÃO
São papéis revestidos que tem como características a resistência. Possuem semibrilho e são muito utilizados para embalagens, postais, displays, capas de livros, etc. Geralmente os impressos nestes papéis são feitos com acabamento especial (plastificação ou verniz U.V.) para dar maior brilho e aumentar a sua durabilidade.

Tipos mais utilizados na Margraf:

Duplex 250 g
Supremo 250 g
Triplex 300 g

PAPEL COUCHÊ
Suas características básicas são o brilho e a lisura de suas folhas. Outra característica marcante é a sua microporosidade, ou seja, quando a tinta é depositada permanece na superfície do papel, garantindo assim cores mais vivas no impresso. Esse papel é muito utilizado pelo mercado para fazer folhetos, volantes, malas-diretas, cartazes, revistas, enfim, uma variedade de materiais promocionais, de publicidade e técnicos que exigem qualidade e brilho.

Gramaturas mais utilizadas na Margraf:

Couchê Brilhante: Couchê Fosco:
90/100 g 90/100 g
120 g 120 g
150 g 150 g
180 g 180 g
250 g 250 g

Fique de olho: quanto maior a gramatura do papel, mais encorpado ele é.

PAPEL OFF-SET
Assemelha-se ao papel sulfite, porém suas características técnicas são diferentes. Por ser macroporoso, esse papel absorve muito mais tintas, dando ao impresso um aspecto “lavado”, sem vida. Sua vantagem é que podemos escrever e fazer anotações nesse papel. Seu preço é também uma vantagem, já que custa menos que os couchês. É um papel bastante versátil, utilizado em folhetos, volantes, pastas, cartazes e principalmente em papelaria interna (envelopes, papel carta, bloco, etc.).

Gramaturas mais utilizadas na Margraf:

90 g
120 g
150 g
180 g
240 g

PAPEL PARA IMPRESSÃO ROTATIVA
Na impressão rotativa são utilizados papéis de baixas gramaturas para se obter um preço melhor, já que o sistema de rotativa atende o mercado de grande tiragens. São utilizados para fazer tablóides, revistas e folhetos.

Tipos mais utilizados na Margraf:

LWC 60 g
Couchê 65 g
Off-set 75/90 g
Couchê 95/100g

About these ads

17 Respostas para “Tipos de papel para impressão”

  1. Emmanuelle Vieira diz :

    olá!
    estou fazendo publicidade. e minha professora passou um trabalho e eu fiquei encarregada da produção gráfica. e gostaria de saber qual é o melhor tipo de papel para imprimir um banner, um folder e flyer?
    obrigada!

  2. Maikon Soares diz :

    Olá sou Maikon Soares, estudante de jornalismo pela Universidade Norte do Paraná, estou fazendo um trabalho sobre os tipos de papel para impressão, o site de vocês, em especial achei muito bom, gostaria se possível, uma descrição melhor para a qualidade do papel que as gráficas dos jornais preferem, se possível é claro. No mais fico aguardando respostas. Muito obrigado pela atenção…

    Maikon Soares – Londrina- Paraná.

  3. Luciene diz :

    OLÁ, gostei do seu esclarecimento quanto aos mais variados tipos de papéis, outra dúvida e quando a gráfica fala sobre papel sulfite 240 e papel sulfite 150, isto quer dizer que é um papel sulfite com maior espessura? Podemos com estes tipos de papéis como papel sulfite?

  4. carlos diz :

    Gostaria de saber como se fas para a definição do papel WTL, DUPLEX E OFF-SET GRATO

  5. Aline diz :

    Ola meu nome é Aline e curso faculdade de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Tenho um trabalho para ser feito e minha pergunta é sobre os tipos de papéis de jornais. Temo que criar um jornal tablóide e preciso pesquisar sobre os tipos de papéis!

    Espero sua resposta!

    Obrigada!

    Aline

  6. Jáina diz :

    Gostaria de saber qual o papel indicado para impressão de revista.
    Grata,
    Jáina

  7. Anto^nio Luiz diz :

    Caros,

    Trabalho no jornal correio Braziliense, gostaria de saber se existe algum tipo de papel com caracteristicas de envelhecimento que possa ser utilizado na impressão do jornal. Algum telefone para contato?

  8. Carol Lima diz :

    Olá. Estou fazendo um projeto para confecção de uma revista infantil. Gostaria de saber qual o melhor tipo de papel, gramatura, expessura e outras coisas que precisam ser detalhadas no momento em que eu for numa gráfica. Espero resposta. Grata!!!

  9. fernanda diz :

    OI boa noite!!! Estou fazendo um trabalho de PP e gostaria de saber qual o melhor papel, gramtura e outros usado para a impressao de folders e em qual a peça ficaria mais apresentável. Desde já obrigada

  10. Ricardo diz :

    Estou pesquisando um papel que possa substituir o couche e que n perca tanto a qualidade.

  11. Juliane diz :

    Boa tarde!
    Eu gostaria de saber qual é o papel mais adequado e mais em conta para, folders e para pasta de papel.

  12. CARLOS ROBERTO DE CARVALHO diz :

    Gostei muito desta seção, estou atualmente iniciando uma atividade nova para mim, que é a venda de produtos gráficos, como vendedor em uma gráfica Digital. Gostaria muito de receber informações úteis, como no referido artigo, que muito me auxiliará em minha nova atividade.
    Obrigado pela atenção

    Um forte abraço a todos

    Atenciosamente

    Carlosroberto

  13. Marcio Gordiano diz :

    Parabens pela iniciativa!

  14. jade diz :

    muito legal, esta inicia tiva

  15. felipe diz :

    Poxa adorei muito bom na verdade além de um bom layout tem que se ter um bom papel de ótima qualidade eu trabalho em casa sou desing faço artes gráficas em geral e a cliente queria um cartão de visista tudo bem eu fiz mais não lembrei do couche e foi no papel cartão ficou horrível o papel é essêncial.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: