Revisão Sempre

Revisão Sempre 

Se eu pudesse dar um só conselho para aqueles que vão se aventurar pelo caminho da escrita seria: “revisão sempre”.

A agilidade tornou-se uma das principais características do jornalismo atual. A modernização dos meios de comunicação e a avidez pela informação tornam o tempo para produção da notícia cada vez mais escasso. Tais fatores, entretanto, não justificam a quantidade de erros que vemos todos os dias publicados em jornais, revistas, sites, boletins informativos, etc. E é preciso deixar claro, aqui, que não estamos falando de erros gramaticais, nem daqueles resultantes da falta de checagem das informações.  Mas, sim, daqueles que uma simples revisão evitaria.

São letras trocadas, falta de “s” no final das palavras, frases confusas, espaços a mais ou a menos entre parágrafos, trocas de nomes. Muitas vezes são erros que não comprometem a informação, mas que mancham a imagem da imprensa perante o leitor mais crítico.

É preciso comprometimento. Comprometimento com a qualidade da informação e, principalmente, com o leitor. Afinal, se não estamos preocupados com a qualidade de nosso trabalho isso mostra claramente que não estamos preocupados com nosso público o que é, no mínimo, uma grande falta de respeito.

Então, nada de escrever e mandar o texto para ser publicado. Revise uma, duas, três vezes, se necessário. Se for possível, peça para outra pessoa revisar porque quem escreve tende a não enxergar os erros. E como conselhos nunca são demais, lembre-se também de passar os olhos de vez em quando por aquelas regrinhas de gramática que enchiam nossa cabeça nos tempos de escola.

Jornalismo – Colunista Adriana

Anúncios

2 responses to “Revisão Sempre”

  1. Dani says :

    Engraçado, muitas vezes o pecado acontece justamente por causa do ego. Quem não se comunica, se trumbica, já dizia o velho Chacrinha. Deixamos de revisar nossos textos e até pedirmos para outras pessoas conferirem, e por um erro bobo manchamos a imagem da empresa e a nossa.
    Adorei o texto!
    É isso aí!
    Beijão e sucesso…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: